O "Cinema Meu Mundo" foi seleccionado para o Concurso "Melhor Blog do Ano" votem nele!

sábado, 25 de julho de 2009

Ensaio Sobre a Cegueira

Blindness

Estados Unidos
Ano: 2008
Género: Drama
Duração: 120m

Realização: Fernando Meirelles
Interpretação: Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Julianne Moore, Alice Braga, Danny Glover
Argumento: Don McKellar
Texto:Don McKellar

Uma cidade é repentinamente devastada por uma epidemia instantânea de "cegueira branca". Devido a este estranho surto, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado. Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada “sociedade de cegos” entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis. Há, no entanto, uma testemunha ocular (que se fez passar por cega) a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso. A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.
Um filme algo singular onde a sobrevivência e a qualidade de vida humana é levada ao extremo.
Do Nobel da literatura, o português José Saramago, este filme apresenta-nos um problemas que poderá estar a chegar ás nosass vidas... o surto que todos falam (Gripe A) poderá obrigar a raça humana a medidas algo identicas, assim sendo, um filme para ver com alguma atenção.
No elenco, desalientar a interpretação de Julianne Moore, personagem emotiva... que ao longo do filme será o nosso "guia" dentro do hospital escuro e cego.
Classifico com um positivo 7/10.

Sem comentários:

Enviar um comentário